Para não ficar com a vaga à fase semifinal do Campeonato Mineiro, a Caldense teria que perder por três ou mais gols de diferença porque, ao longo da competição tinha feito uma campanha melhor que o Cruzeiro. A Veterana chegou à 11ª rodada com um saldo de dez gols, contra apenas cinco do Cruzeiro. E o time comandado por Marcus Paulo Grippi jogou com muita inteligência, administrando a situação e conquistando uma das quatro vagas para a próxima fase da competição.
O atacante Régis fez 1 x 0 para o time celeste, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, mas ficou nisso. E apesar do Cruzeiro ter a posse de bola durante boa parte do jogo, foi a Veterana que criou as melhores chances de gol, ao longo dos 90 minutos, chegando a colocar uma bola contra a trave do goleiro Fábio, num chute forte do atacante João Victor. Fábio ainda faria uma série de pelo menos três defesas importantes. Apesar de ter perdido por 1 x 0 a Caldense comemorou muito a conquista da vaga, principalmente o técnico Marcus Paulo Grippi falou sobre um time que tinha a desconfiança da torcida, no início do campeonato e que chega, com méritos à classificação. "É muito trabalho, o pessoal que acompanha o nosso trabalho sabe disso. Agora com a pandemia não estão podendo mais acompanhar mas é o trabalho que fala acima de tudo e eu sirvo um Deus tão grande que não deixa nada escondido. Nós trabalhamos sério e firme e acreditávamos no nosso potencial e o time mostrou com essa classificação", enfatizou Grippi.
Agora o time vai enfrentar o Tombense em dois jogos que definem um time do interior, mais um vez, na final do campeonato, a exemplo do que aconteceu em 2015, quando Caldense e Atlético decidiram o título da competição. A diferença desta feita é que os dois jogos serão em Belo Horizonte e o primeiro já está definido para este domingo, na Arena Independência.
Ficha técnica Caldense 0 x 1 Cruzeiro 29/07/2020
Caldense: Alyson, Filipi Sousa, Jonathan Costa, Lucas Mufalo, Rafael Rosa (Verrone), André Mensalão, Lucas Silva (Guilherme Augusto), Artur (Franklin), Nathan, João Victor e João Pedro (Kaíque Maciel). Técnico: Marcus Paulo Grippi.
Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Marllon e Patrick Brey; Jadsom (Jean) e Ariel Cabral; Régis (Roberson), Maurício (Claudinho) e Stênio (Welinton); Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Enderson Moreira.
Gol: - Régis 14’ 1º T do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Nathan, Jonathan Costa, André Mensalão, Rafael Rosa e Marcus Paulo Grippi (Caldense); e Enderson Moreira, Stênio, Jadsom (Cruzeiro)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marconi Helbert Vieira e Leonardo Henrique Pereira
Local: Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas.
Texto de Ailton Fonseca - MTB 14.393