Estão definidas as quatro vagas de Minas Gerais para a Copa do Brasil 2021. É o que diz o regulamento, oferecendo quatro vagas para Minas Gerais e são os quatro primeiros colocados na fase classificatória do Estadual: Tombense, América, Atlético e Caldense.

 O Cruzeiro não tem vaga direta, mas o hexacampeão da referida competição entra na Copa do Brasil pelo ranking da CBF. Se o Galo, que está na Série A, conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2021, terá direito a entrar direto na fase oitavas de final da Copa do Brasil. Nesse caso Minas Gerais ganha mais uma vaga.

 O regulamento do Mineiro deste ano determina que, se houver essa quinta vaga, ela será do campeão do Troféu Inconfidência. Cruzeiro, Uberlândia, Boa Esporte e Patrocinense disputam o torneio. Se o campeão for o Cruzeiro, obviamente, o vice-campeão fica com a vaga.

 A Copa do Brasil dá um bom dinheiro aos participantes. Numa única fase os times do Grupo I (os mais bem ranqueados, geralmente os da Série A), receberam, em2020, R$ 1,1 milhão; os do Grupo II recebem R$ 950 ml e os do grupo III, onde está a Caldense, por exemplo, recebem R$ 540 mil. E a cada fase que passar, o prêmio vai aumentando.

 Vale lembrar que Cruzeiro e América seguem na disputa da Copa do Brasil deste ano. Caso um dos dois seja campeão, Minas Gerais pode ganhar outra vaga.

 Série D

 A primeira fase também definiu os classificados para a Série D de 2021. Minas Gerais têm três vagas. Os times são definidos excluindo aqueles que já têm série: Atlético (A), Cruzeiro e América (B) e Tombense e Boa Esporte (C). Assim, os times que ficam com a vaga para 2021 são Caldense, Uberlândia e Patrocinense.

As vagas para a Série D deste ano foram definidas pela classificação do Mineiro no ano passado, seguindo os mesmo critérios: Caldense, Tupynambás e Patrocinense. A equipe de Patrocínio, no entanto, desistiu de participar, e o Villa Nova herdou a vaga. Se algum dos mineiros da Série D deste ano conseguir se classificar para a Série C do ano que vem, a URT herdará vaga na D para 2021.

 Texto de Ailton Fonseca - MTB 14.393